A Arbitrum é uma rede de segunda camada da Ethereum que visa aumentar a escalabilidade e reduzir os custos das transações de criptomoedas. A rede foi criada pela empresa **Offchain Labs** em 2021, e em 2023 realizou um airdrop do token **ARB**. O token ARB será usado para governar o **Arbitrum DAO**, a organização que administra todo o ecossistema. A rede já conta com diversos projetos em seu ecossistema, incluindo corretoras descentralizadas de criptomoedas.
Alguns pontos positivos da empresa controladora da criptomoeda Arbitrum ARB são:
- Possui uma equipe experiente e qualificada, formada por Ed Felten, Steven Goldfeder e Harry Kalodnerl, que são especialistas em criptografia, segurança e blockchain.
- Oferece uma solução de escalabilidade inovadora e eficiente, que mantém a segurança e a descentralização da rede Ethereum, mas com transações mais rápidas e baratas .
- Tem uma comunidade forte e engajada, que participa ativamente das decisões relativas ao futuro da rede por meio do token de governança ARB .
- Possui um potencial de valorização e de geração de receita, tanto pelo uso da propriedade intelectual da tecnologia Arbitrum quanto pela demanda pelo token ARB no mercado secundário .
- Conta com o apoio e a confiança de grandes players do mercado cripto, como a Binance, que listou o token ARB em sua plataforma logo após o lançamento.
Alguns pontos negativos da empresa controladora da criptomoeda Arbitrum ARB são:
- Enfrenta uma forte concorrência de outras redes de segunda camada da Ethereum, como a Optimism, que também oferecem soluções de escalabilidade similares.
- Está sujeita a riscos regulatórios e jurídicos, que podem afetar o funcionamento e a adoção da rede Arbitrum em diferentes países e regiões.
- Dependente da evolução e da estabilidade da rede Ethereum, que ainda enfrenta desafios técnicos e operacionais para se adaptar às demandas do mercado cripto.
- Pode ter dificuldades para atrair e reter usuários e desenvolvedores, que precisam migrar seus fundos e projetos para a rede Arbitrum, o que envolve custos e complexidade.
- Ainda é uma rede nova e experimental, que pode apresentar falhas, bugs ou vulnerabilidades não previstas, comprometendo a segurança e a confiabilidade da rede Arbitrum.