Você sabe como surgiu o donuts, aquele delicioso bolinho frito com cobertura e recheio? A origem desse doce é incerta, mas existem algumas teorias que tentam explicar como ele se tornou tão popular.
Uma das versões mais aceitas é que o donuts foi criado por imigrantes holandeses nos Estados Unidos, no século XVII. Eles costumavam fazer um bolo chamado olykoek, que significa "bolo de óleo", feito com massa de pão frita em gordura quente. Para deixar o bolo mais saboroso, eles adicionavam frutas secas, nozes ou especiarias na massa.
No entanto, o centro do bolo demorava muito para cozinhar e ficava cru, enquanto as bordas ficavam queimadas. Para resolver esse problema, os cozinheiros começaram a fazer um buraco no meio da massa, antes de fritá-la. Assim, o bolo ficava mais uniforme e crocante por fora, e macio por dentro.
Outra história conta que o donuts foi inventado por um marinheiro americano chamado Hanson Gregory, em 1847. Ele estava navegando em um navio e resolveu fazer um lanche com a massa de pão que sua mãe havia lhe dado. Como não tinha uma forma para assar a massa, ele usou uma faca para cortar um pedaço redondo e fritou-o em uma panela com óleo. Ele gostou tanto do resultado que repetiu o processo com o resto da massa, fazendo vários bolinhos com um buraco no meio.
O nome donuts, que significa "nozes de massa", surgiu no final do século XIX, quando os fabricantes de doces começaram a rechear os bolinhos com geleia, creme ou chocolate. Eles também passaram a cobrir os donuts com açúcar, glacê ou granulado, criando diversas variações desse doce.
Hoje em dia, o donuts é um dos doces mais consumidos no mundo, especialmente nos Estados Unidos, onde existe até um dia nacional dedicado a ele: o primeiro sexta-feira de junho. Além de ser uma delícia, o donuts também faz parte da cultura pop, sendo associado a personagens como Homer Simpson, que adora comer donuts de rosquinha.